Pesquisas com foco no aprendizado da matemática estarão no evento deste ano
O Integra UFMS, que ocorrerá no mês de julho, reunirá pesquisadores de Mato Grosso do Sul e outros estados, dispostos a expor suas pesquisas e agregarem ao mundo científico de forma solidária, contribuindo para o bem-estar social em todas as áreas de conhecimento. O curso de Matemática no campus de Três Lagoas agrega a instituição com pesquisas e projetos de qualidade, voltados aos problemas emergentes seja de âmbito local, estadual e nacional.
A pesquisa “Funções: uma aplicação prática” realizada pelo acadêmico de Matemática Vinicius José Joaquim Ferreira e orientada pelo Prof. Dr. Antônio Carlos Tamarozzi, aborda o dinamismo e as diversas formas de aplicações contextualizadas existentes no conteúdo de funções. O método de abordagem escolhido foram as palestras e atividades realizadas com os demais alunos do curso, no primeiro ano da graduação e que em sua maioria, apresentam dificuldades para acompanhar o curso, consequência da defasagem do Ensino Básico.
Devido a problemática constatada, o acadêmico por um viés especifico, relata a infinidade de possibilidades do uso de funções na matemática, como forma de fomentar o interesse pelos estudos e a permanência no curso. Segundo Vinicius, seu projeto integra o objetivo central do próprio curso, que se preocupa com a necessidade do nivelamento dos ingressantes que não construíram de forma sólida, devido a precariedade do ensino público, as informações basilares para acompanharem o Ensino Superior.
Além dessa pequisa, o acadêmico José Augusto, também irá representar o curso de Matemática, com o trabalho “Explorando propriedades matemáticas da estrela de Davi”, orientado pelo professor Dr. Fernando Pereira de Souza. O aluno é integrante do grupo “PET – Conexões de Saberes”, coordenado pela professora Dra. Eugenia Brunilda, que visa retomar assuntos não estudados durante o curso ou esquecidos.
No caso específico, o projeto se baseia no estudo da Estrela de Davi, símbolo do judaísmo e presente na bandeira de Israel, o estudo aplica o Teorema de Napoleão em um triângulo equilátero. O tema proposto também está incluso de áreas da matemática que são defasadas durante o ensino Fundamental e Médio. José explica, que o evento disponibilizará para os acadêmicos minicursos, trabalhos e oficinas que serão de grande importância para agregar conhecimento e para aprender sobre novos temas estudados pelos demais graduandos da instituição.
Logo, pode-se observar que os acadêmicos de Matemática de Três Lagoas utilizam de seus conhecimentos e afinidade pela matemática, para aprofundar e inovar seus conhecimentos na área e também reivindicar por meio de suas atividades de pesquisa, ensino e extensão maior qualidade de ensino e a valorização da matemática desde os anos escolares primários, prevenindo assim, formações acadêmicas frustradas.

José Augusto, aluno do curso de matemática do Campus de Três Lagoas.

Vinicius José Joaquim Ferreira, aluno do curso de matemática do Campus de Três Lagoas.
Texto: Gabriele Cássia (Monitora Integra UFMS) e Evelyn da Costa Souza (Estagiária do CPTL).

