Clube do livro de Nova Andradina é um dos projetos apresentados no Integra 2019
O Campus de Nova Andradina (CPNA) possui, desde 2016, um clube do livro. Criado pelo coordenador do curso de História, Fabio Silva de Sousa, com objetivo de criar um espaço de discussão literária. Em sua terceira edição, o projeto será apresentado no Integra UFMS, maior evento de divulgação científica de Mato Grosso do Sul.
O acadêmico João Aranha, será o responsável por levar o clube do livro ao evento. Os dois livros do autor Roberto Bolaño, “O Espírito da Ficção Científica” e o clássico “2666”, foram os objetos de estudo do projeto nesta edição, mostrando a forma que as letras do autor transformaram sociedades latino-americanas no período pós-ditadura militar.
“A expectativa é que o Clube do Livro possa ser divulgado, que desperte o interesse de outras pessoas e que se crie um incentivo de participação para a quarta edição, que será iniciada em agosto”, afirma o professor Fabio.
As reuniões do projeto acontecem na Biblioteca Municipal de Nova Andradina e cópias dos livros são disponibilizadas para os estudantes em situação de vulnerabilidade financeira. O clube do livro também é desenvolvido nas redes sociais, em um grupo no Facebook com 112 participantes, que trocam informações sobre diversas obras literárias.
Estes espaços de discussão são um modo de afinar a leitura critica de qualidade, exercitando o hábito do prazer intelectual. A quarta edição do projeto será iniciada em agosto e o tema das obras será o feminismo, com enfoque na América Latina.
Texto: Michel dos Santos Costa Pereira (estagiário do CPNA) e Gabriele Cássia (Monitora Integra UFMS).

