Acadêmica de Farmácia apresenta pesquisa sobre efeitos do perclorato de sódio no organismo

Postado por: Rafael Cogo

Julia Esmerino, acadêmica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição

A acadêmica Julia Esmerino, do curso de Farmácia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição, apresentará no Integra UFMS uma pesquisa sobre os efeitos do perclorato de sódio no organismo. A substância está amplamente distribuída no ambiente e pode ser consumida através de água e alimentos contaminados. Julia explica que o perclorato interfere na absorção de iodo e há estudos que apontam relação entre hormônios tireoidianos e sistema colinérgico no sistema nervoso central.

O trabalho “Exposição de ratas gestantes ao perclorato de sódio e investigação da atividade da enzima AChE em estruturas encefálicas da prole das duas primeiras gerações” teve início em abril de 2018, sob orientação do docente Jeandre Augusto dos Santos Jaques, do Instituto de Biociências. A principal finalidade é investigar se o perclorato interfere na atividade da enzima acetilcolinesterase, que hidrolisa a acetilcolina, um neurotransmissor do SNC.

“Essa pesquisa pode contribuir na vida das pessoas porque todos estamos sujeitos a uma ingestão de perclorato, e ela acabou mostrando que não há uma preocupação em curto prazo, em relação ao sistema colinérgico, uma vez que não há uma diferença significativa na atividade da AChE. Apesar de isso não anular os riscos dessa ingestão em relação à absorção de iodo e atividade dos hormônios tireoidianos”, conclui.

Texto e foto: Rafael Cogo