Alunos de Paranaíba apresentam resultados de projeto criado para melhorar coleta de lixo da cidade

Postado por: Gabriele Silva

A Prefeitura de Paranaíba, a Cooperativa Recicla Paranaíba (COOPERA) e a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul firmaram parceria para realizar coleta seletiva na cidade de Paranaíba, e terão os resultados dos projetos apresentados para a comunidade acadêmica durante o Integra. Essa história começa quando o curso de Administração da UFMS/CPAR participou da criação da cooperativa e durante alguns anos desenvolveu projetos com a COOPERA, mas teve suas atividades encerradas.

Porém, em 2017 os cooperados procuraram a UFMS/CPAR para retomar as ações de apoio, simultaneamente a prefeitura iniciou a elaboração do Termo de Ajuste de Conduta (TAC), que implantaria a coleta seletiva no município com destinação dos materiais recicláveis para a COOPERA. Um dos objetivos do apoio realizado pela universidade foi o de fomentar parcerias e consequentemente, melhorar as condições de trabalho da cooperativa. Foram marcadas reuniões regulares da diretoria da Recicla Paranaíba e representantes do poder público, com objetivo de planejar e efetivar ações junto com a equipe extensionistas.

A aluna Mariana, responsável por apresentar o trabalho este ano, diz que a principal contribuição da Universidade foi “deixar os cooperados a par de leis que os priorizem em relação ao setor público, além de estimular o cooperativismo e contribuir para a gestão da cooperativa”.  A acadêmica diz que essa parceria entre Prefeitura e Coopera, não existiria sem o apoio da universidade. “A UFMS impacta positivamente a vida desses cooperados, pessoas simples, que buscam na cooperativa tirar seu sustento e obter inclusão social”, relata. 

Reunião entre universidade, Secretário do Meio Ambiente e Presidente da cooperativa.

Texto: Brunna Oliveira (Estágiaria AGECOM/CPAR) e Gabriele Cássia (Monitora Integra UFMS).