Aluna desenvolve pesquisa de atendimento psicológico domiciliar em Paranaíba
O atendimento domiciliar como modalidade em expansão na Psicologia carece de diretrizes teórico-metodológicas suficientes para o desenvolvimento de intervenções psicológicas em domicílio, em especial, nas políticas de saúde. Com base nisso, a pesquisa “Contribuições do Materialismo Histórico-Dialético para o atendimento psicológico domiciliar na Atenção Básica”, busca sistematizar uma proposta de atuação da psicologia no atendimento psicológico domiciliar, com enfoque sócio familiar na Atenção Básica, a partir dos aportes do Materialismo Histórico-Dialético.
Gabriela Del Negri, autora do trabalho, diz que se interessou por esse assunto através de uma experiência de Estágio Obrigatório em Psicologia e Processos de Saúde, onde a aluna teve a oportunidade de atuar em Unidades Básicas de Saúde, juntamente com os Agentes Comunitários, onde eram feitas visitas domiciliares e ofertado ações em saúde mental. A estudante relata que, “devido à carência de bases teóricas e metodológicas que direcionassem a execução das visitas domiciliares, passei a estudar o método materialista histórico-dialético, que embasa a psicologia histórico-cultural, para assim sistematizar uma proposta de intervenção em domicílio a partir dele”.
A acadêmica diz que o diferencial dessa pesquisa é justamente a oferta de uma proposta de atendimento psicológico domiciliar para a Atenção Básica, a partir do método materialista histórico-dialético, algo não muito estudado na Psicologia como um todo. Para ela “esse tipo de fundamentação é necessário com vias à superação do modelo clínico-individualista e organicista, que ainda impera na abordagem das queixas de sofrimentos e da sintomatologia psiquiátrica, ou seja, que ainda impera no modelo de cuidado em Saúde Mental como um todo”.
Texto: Brunna Oliveira (Estágiaria AGECOM/CPAR) e Gabriele Cássia (Monitora Integra UFMS).

