Curso visa capacitar agricultores familiares em educação financeira
Os estudantes Ivini Kalini e Pedro Henrique Franco, do curso de Ciências Econômicas, estão participando do Integra UFMS 2020 com o projeto de extensão “Educação financeira aos produtores familiares pertencentes à Incubadora Tecnológica De Cooperativas Populares – ITCP/UFMS”.
O objetivo do projeto é auxiliar os agricultores familiares, profissionais que, segundo explica Ivini, se encontram desassistidos de diversas maneiras, mesmo com seu grande peso na economia. “A agricultura familiar no Brasil está presente em diversos municípios e em diversas áreas da economia, e é responsável por elo menos 40% da renda da população brasileira, conforme o último censo agropecuário”, afirma a estudante.
Muitos agricultores enfrentam problemas em sua produção devido a falta de conhecimentos básicos sobre economia, como por exemplo, saber medir a rentabilidade dos itens e precificá-los ou verificar a renda bruta e líquida de um período de produção.
Para contribuir com este tipo de conhecimento, os universitários criaram um curso de capacitação financeira realizado em dois módulos. “O primeiro módulo será focado principalmente na educação financeira pessoal e nele será trabalho desde a relação com o dinheiro, como orçamento pessoal, uso consciente do dinheiro, poupança e administração de dívidas. Já no módulo dois, a gente vai focar na gestão financeira. A gente vai trabalhar conceitos referentes à gestão e suas ferramentas, desde o planejamento e orçamento empresarial até linhas de crédito disponíveis a pequenos agricultores”, explica Ivini.
O projeto, existente há dois anos, costumava ser desenvolvido presencialmente, mas com a pandemia de Covid-19 algumas mudanças foram necessárias. “A metodologia antiga precisou ser adaptada e os encontros presenciais com os agricultores serão substituídos pela cartilha mensal do conteúdo de educação financeira elaborado pelo nosso material de ensino entregue a eles”, conta Pedro Henrique. Também serão enviados áudios e videoaulas semanais pelo aplicativo WhatsApp, que comentarão os tópicos da cartilha.
Clique aqui para ver mais informações sobre o projeto de extensão.
Texto: Letícia Bueno

Ivini Kalini e Pedro Henrique Franco, acadêmicos responsáveis pelo projeto

