Hidrogel e substratos melhoram crescimento de Ipê branco
Para produção de mudas florestais com melhor qualidade são utilizados produtos que melhoram as propriedades químicas e físicas dos substratos, dentre eles o hidrogel, que aumenta sua capacidade de retenção de água e reduz a lixiviação de nutrientes.
Nessa linha, o acadêmico de Engenharia Florestal do campus de Chapadão do Sul, Lucas da Silva Ribeiro desenvolveu o projeto “Hidrogel e substratos na produção de mudas de ipê branco”, a fim de avaliar qual melhor dose de hidrogel e qual tipo de substrato contribui com a melhora na produção dessas mudas.
Sob orientação da professora Glauce Taís de Oliveira Sousa Azevedo, o estudante utilizou dois tipos de substratos diferentes: comercial e comercial+solo, e com diferentes doses de hidrogel. O experimento foi alocado no campo em delineamento em blocos casualizados em esquema fatorial 2×4. As variáveis mensuradas foram altura, diâmetro, número de folhas e massa seca aérea e massa seca da raiz.
“O maior crescimento das mudas foi verificado utilizando substrato comercial e a maior dose de hidrogel incorporado. Assim, o hidrogel foi mais eficiente na melhora dos atributos do substrato comercial do que do substrato comercial+solo, contribuindo para o crescimento maior das mudas de ipê branco”, concluiu o pesquisador.
A apresentação completa da pesquisa pode ser conferida aqui.
Texto e imagem: Lucas Ribeiro – Estagiário da Agecom no CPCS

Apresentação sobre hidrogel e substratos na produção de mudas de ipê branco por Lucas da Silva Ribeiro

