Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos elabora protocolo sobre a dor social
A Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos (LACP) do Campus de Três Lagoas (CPTL) desenvolve pesquisas e ações voltadas para o estudo dos cuidados paliativos, que visam proporcionar melhor qualidade de vida para doentes e seus familiares no enfrentamento a doenças ameaçadoras da vida, através do tratamento da dor e de aspectos físicos, psicossociais e espirituais.
Dentre os trabalhos realizados, está a elaboração do protocolo sobre a dor social em cuidados paliativos, cujo relato de experiências de cinco acadêmicos que participaram da elaboração do documento resultaram na pesquisa “Abordagem social em cuidados paliativos: um relato de experiência”, orientada pela professora e coordenadora da liga, Juliana Dias Pessalacia.
De acordo com os resultados apresentados pelo trabalho, percebeu-se que há “uma escassez de estudos científicos sobre abordagem social e cuidados paliativos, principalmente no ambiente hospitalar”, como explicou a estudante Laura Candido.
A pesquisadora ressaltou ainda que poucos trabalhos incluíram o ofício social como peça central da intervenção, revelando assim uma necessidade de elaboração de um protocolo com esses princípios para abordagem da dor social nesses pacientes e em suas famílias.
Para Laura, a preparação foi muito enriquecedora, porque contribuiu para a reflexão sobre a ação social que, por vezes é negligenciada. “Foi novo compreender para a gente que a dor social vai além de uma abordagem isolada do assistente social. Apesar deste profissional estar à frente de funções específicas deste meio, o restante da equipe também pode cuidar da dor social”, disse.
Acesse aqui a apresentação completa.
Texto: Evelyn da Costa Souza – Estagiária da Agecom no CPTL

