Tecnologias desenvolvidas apenas na UFMS permitem analisar condições cardiológicas de paraplégicos

Postado por: Ana Klara Tortoza Deleprani

A pesquisa “Análise das condições cardiológicas da composição corporal de paraplégicos submetidos ao ciclismo assistido pelo FES” foi desenvolvida no Campus de Três Lagoas (CPAQ) e apresentada no Integra UFMS 2020.

Realizada pelas estudantes Caroline dos Santos e Glória Ribeiro, e orientada pelo professor Adalberto Vieira, o trabalho é parte do Programa de Iniciação Científica Voluntária (PIVIC) e estuda a reabilitação de pacientes com paraplegia.

O objetivo da pesquisa é analisar simultaneamente as respostas do rendimento físico e as variáveis cardiovasculares, associadas com a fototerapia de baixa potência (FES – Functional Electrical Simulation) e a bicicleta ergométrica horizontal.

A estudante Caroline dos Santos destacou que “a bicicleta ergométrica associada a fototerapia de baixa potência, são tecnologias totalmente inovadoras que só existem na UFMS, Campus de Três Lagoas, único lugar do mundo onde está sendo desenvolvida”.

Inicialmente, seria realizado um estudo clínico com 30 voluntários, contudo, devido a pandemia da Covid-19, optou-se por uma revisão integrativa de literatura, com estudos publicados entre janeiro de 2006 e julho de 2020. O mapeamento bibliográfico gerou resultados positivos e relevantes, que permitem sugerir um melhor rendimento físico e uma qualidade de vida normal para uma pessoa que seja lesada medular, ao associar de modo simultâneo e isolado as tecnologias propostas, por meio do ciclismo.

Segundo a acadêmica, trata-se de um estudo totalmente importante, porque visa a melhora da qualidade de vida e desempenho físico dos lesados medulares, buscando ainda mostrar o quão importante a vida deles são.

Acesse a apresentação da pesquisa aqui.

 

Texto: Evelyn da Costa Souza – Estagiária da Agecom no CPTL

Compartilhe: