É estudante de Direito? Saiba quais são as áreas jurídicas mais promissoras atualmente

Postado por: Alíria Aristides

O estudo “As áreas jurídicas de maior auspiciosidade no domínio profissional” da acadêmica do curso de Direito da UFMS Fabíola Anselmo Teodoro tem como premissa ajudar estudantes a conhecerem quais são as áreas mais promissoras do âmbito jurídico no cenário atual, e assim proporcionar que façam uma boa escolha. Colaboram da pesquisa os acadêmicos Thiago Ferreira de Carvalho e Juvenal Vieira da Silva.

Sob orientação do professor da Faculdade de Direito, Rogério Mayer, Fabíola construiu a pesquisa qualitativa de caráter descritivo que aborda as áreas do Direito com maior ascendência durante este ano. A estudante teve como norte do projeto as perguntas que são frequentes no planejamento profissional de quem quer ingressar neste mercado de trabalho. “Inúmeros recentes egressos e até mesmo acadêmicos se encontram repletos de incertezas a respeito de que área jurídica seguir. Qual área será mais promissora? Como se destacar em meio a milhares de profissionais? Quais especializações proporcionarão maior seguridade financeira e social? É possível auspiciosidade num cenário de recessão?”, justifica Fabíola.

Os resultados mostraram que as carreiras públicas continuam em vantagem, e demonstrou que no ramo privado também se destacam cargos relacionados ao Direito Tributário e à consultoria jurídica para empresas. Além disso, evidenciou a crescente na área digital e no Direito Ambiental, sobretudo num país como o Brasil, cheio de biodiversidade e com grande patrimônio de recursos naturais. O Direito Eleitoral também esteve presente nos resultados da pesquisa, principalmente neste ano de eleições municipais.

Por fim, Fabíola falou sobre a participação e importância acadêmica da Verus Consultoria Jurídica, Empresa Júnior sem fins lucrativos, criada em 2013, por alunos que buscam a experiência profissional pela vivência empresarial.

Confira a apresentação do trabalho na íntegra, clicando aqui.

Texto e imagem: Gabriela Vilela – Estagiária da Agecom

Pesquisa de Fabíola objetiva auxiliar outros estudantes

Compartilhe: