Pesquisa analisa projetos pedagógicos das escolas indígenas da Aldeia Verde Limão de Aquidauana/MS
Nesta quarta feira, 07, foi apresentado o trabalho sobre as “Escolas indígenas da aldeia limão verde”, no Integra UFMS das alunas Alessandra de Amorim e Onilda Sanches, que propõe uma análise das propostas de projetos pedagógicos das escolas indígenas da Aldeia Limão Verde, no município de Aquidauana. A discussão principal se dá pela necessidade de se compreender a política linguística da comunidade considerando o contexto diglóssico entre as língua portuguesa e indígena.
É importante ressaltar que o povo terena tem uma política linguística própria de aprendizagem de língua portuguesa na escola, visando a sua inserção na sociedade brasileira. Dessa forma os projetos apresentam o ensino de duas línguas: indígena e portuguesa. Essa questão sociolinguística é fundamental e tem impactos diretos no processo de escolarização indígena, desenvolvimento dos alunos, preparo para a cidadania, para sua vida escolar como um todo e até mesmo o mercado de trabalho.
O conteúdo pode ser encontrado na íntegra até o dia 09 de outubro na plataforma do Integra UFMS com explicações em vídeo e um resumo com mais descrições.
Texto e foto: Maria Eduarda Tomicha – Repórter Júnior

Análise foi feita a partir dos projetos relativos ao ensino de línguas nas escolas indígenas

