Floresta urbana da Cidade Universitária pode contribuir com biodiversidade local

Postado por: Ana Klara Tortoza Deleprani

A Cidade Universitária possui uma floresta urbana em suas dependências e a estudante de Arquitetura e Urbanismo, Cristiane Hirahara, está estudando a contribuição da vegetação para a biodiversidade.

“O campus da UFMS [em Campo Grande] abriga uma floresta urbana tendo áreas de vegetação do Cerrado que se mesclam com a vegetação plantada, composta de espécies nativas e exóticas. Além disso, parte do campus está na categoria de RPPN, que é a reserva particular do patrimônio natural, contendo vegetação densa de Cerrado e vegetação de área úmida”, explica a estudante.

Segundo ela, as consequências da presença destas árvores no dia a dia da Cidade Universitária ainda é pouco estudada, tanto na porção protegida quanto na porção mais próxima a ruas e edifícios. “O objetivo dessa pesquisa é proporcionar o conhecimento sobre a floresta urbana no campus, para subsidiar o planejamento e a conservação dos recursos naturais presentes nas áreas onde a ocupação humana é expressiva, como nas áreas urbanas, a fim de identificar a distribuição, a abundância, a importância relativa das espécies, analisando suas características como comunidade”, conta Cristiane.

O resultado obtido até então forma um banco de dados relacional da flora arbóreo-arbustiva, os índices de diversidade para comunidade levantada, as análises espacializadas em produto GIS e um artigo científico a ser submetido em um periódico indexado.

Conheça mais sobre esta pesquisa! Assista aqui o vídeo de apresentação.

 

Texto: Leticia Bueno

 

Compartilhe: