Game traz nova forma de abordar sobre violência

Postado por: Ana Klara Tortoza Deleprani

A violência é considerada um problema de saúde pública, porque pode causar graves consequências no âmbito social e individual do ser humano. E quando ocorre na fase da infância e da adolescência pode causar prejuízos ainda maiores, principalmente psicologicamente.

No período de 2011 a 2017 foram registrados 700 mil casos de violência envolvendo crianças e adolescentes no Brasil, sendo casos interpessoais, autoprovocadas e sexuais.

Por conta disso, foram criados vários tipos de campanhas de prevenção e programas.

“Nessa perspectiva, estamos criando um “serious game” para poder instruir crianças e adolescentes a como reagir nas situações de violência e como procurar ajuda nas redes de apoio”, explica o acadêmico de Enfermagem Carlos Eduardo dos Santos Nascimento, que no Integra apresenta o trabalho “Violação de direitos – uma nova forma de abordar sobre violência”, orientado pelo professor Antonio Pancracio de Souza.

O jogo está no formato de quiz, para que se possa saber como essas crianças e adolescentes reagem em situação de violência

“A partir das repostas, os jogadores irão ganhar ou perder pontuações e vão ser instruídos sobre o que fazer, qual a rede de apoio disponível, qual a maneira mais adequada de lidar com isso, e mostrar as instituições que podem apoiar como Corpo de Bombeiros, Polícia, Unidade Básica de Saúde da Família”, explica o acadêmico.

A proposta é passar essas informações de maneira lúdica e divertida. “Sendo um assunto tão sério, queremos que haja mais pesquisas, produtos e jogos com esse intuito educacional. Acreditamos que o game irá ajudar a fixar melhor as informações. As crianças e adolescentes irão gostar mais de aprender dessa forma e é importante que saibam desde pequeno o quanto a violência pode ser prejudicial para ele ou outras pessoas que estão ao seu redor.

Saiba mais aqui.

 

Texto: Paula Pimenta

 

Compartilhe: