As repercussões da pandemia de Covid-19 para a saúde mental do profissional de saúde

Postado por: GEANE BESERRA PEREIRA

Em tempos de combate ao covid-19, médicos e enfermeiros buscam cuidar da própria saúde física e mental causados pela pandemia

Segundo Erik Brian Bregoci Silva apresentador desse projeto durante a semana do Integra UFMS 2022, desde o início da pandemia de covid-19, diversos profissionais da saúde vem demonstrando situações de medo, angústia, insegurança, entre outras mudanças constantes que tenham decisões decorrentes no dia a dia do profissional da saúde.

Erik conta também as principais consequências dos profissionais estarem sob risco de saúde constantemente nos hospitais, medo de contaminação da doença, famílias perdidas que causam comoção entre os profissionais e a baixa saúde mental deles por conta de vários aspectos no decorrer dos dias.

O profissional da saúde está na linha de frente do combate à Pandemia de coronavírus. É uma maneira de demonstrar apoio a quem mais precisa de ajuda, ao contrário do que é recomendado a maior parte da população em geral, não pode simplesmente se isolar e se expor à doença, para ajudar quem mais necessita, segundo Erik.

É como se o profissional da saúde estivesse o tempo todo em uma trincheira, esperando o inimigo, só que não conseguimos ver o inimigo. Erik conta também o maior medo de quem trabalha nessa área da saúde é de não ter certeza se volta pra casa  ou ver alguém que amamos falecer por esse vírus, por conta da má gestão pública do hospital, como de não ter leitos suficientes para o paciente e vacinas atrasadas que podem salvar muitas vidas no mundo inteiro.

Texto e foto: Lucas Silva de Moura – Repórter Júnior

Compartilhe: