A Arte e o morrer na literatura
Relação entre a literatura, música, cinema, filosofia, aspectos teóricos , históricos e culturais sobre a morte e o morrer no Ocidente
A professora de Cursos de Letra Diana Milena Heck, desenvolveu de forma síncrona o projeto A morte e o morrer na literatura e outras artes em 2021 na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em Aquidauana, com o objetivo de inter-relacionar os saberes literários, artísticos, culturais e científicos sobre a morte e o morrer no Ocidente entrelaçando principalmente a literatura e outras artes na discussão do tema.
O projeto propõe discussões sobre a morte, que é um tema tabu para a sociedade, pois é um evento natural e certo que muita das vezes não é discutido por medo em partes gerais. Possibilitando maiores referências sobre os seres humanos enquanto seres para a morte, sabendo que no final existe um fim.
“Por experiência própria, não há nada melhor do que partir essa discussão através da arte” revela a professora comentando de onde surgiu a inspiração para iniciar essa ideia. Ela afirma que vem pesquisando sobre o trabalho desde o mestrado após ler o livro As intermitências da morte do autor José de Saramago.
O projeto teve a participação de alunos da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso Do Sul) no campus de Aquidauana, apresentando resultados positivos com base nos diálogos, reflexões e esferas teóricas, o que tornou o projeto interdisciplinar.
Texto e foto: Maira Luiza – Repórter Júnior

