A educomunicação nos desenhos animados
O ensino sobre comunicação, processos comunicativos e os meios de comunicação se faz necessário pelo demasiado fluxo de informações que existe de forma positiva ou negativa dependendo de seu uso. Sobretudo, em relação a vulnerabilidade do público infanto-juvenil, a exibição de três episódios da animação brasileira “Irmão do Jorel” para estudantes campo-grandenses trouxe reflexão e interação ao identificar temas como estereótipos, preconceitos, padrões de beleza, fake news e desinformação.
O projeto foi desenvolvido por Thayná Rafaela de Oliveira no programa de pós-graduação em comunicação da UFMS, sob orientação da profª. Dra. Rose Pinheiro seguindo os princípios da educomunicação.
A educomunicação é um recente campo de estudo sobre a fusão das áreas de educação e comunicação e visa a multidisciplinaridade do fluxo de ideias na formação do indivíduo. “Precisaremos de uma educação que nos ajude a nos ensine a lidar e saber aproveitar as mensagens e informações e os diversos conteúdos”, afirma Thayná Rafaela de Oliveira sobre o acesso à informação.
Texto e foto: Mariana Azevedo – Repórter Júnior