A escolha dos nomes das ruas de Campo Grande
A acadêmica Alessandra Fernandes dos Reis do Nascimento orientanda de Aparecida Negri Isquerdo apresentou no evento Integra UFMS 2020, através de um vídeo, seu projeto de pesquisa sobre toponímia urbana de Campo Grande/MS. Toponímia é o estudo dos nomes próprios de lugares.
No trabalho, ela estudou três importantes regiões urbanas que retratam as características relacionadas à toponímia histórica e ideológica da cidade de Campo Grande e do estado de Mato Grosso do Sul na relação entre os nomes das ruas. As regiões escolhidas foram Lagoa, Prosa e Bandeira.
A autora cita que “foram analisados 251 axiotopônimos [topônimos relativos aos títulos que acompanham nomes próprios de pessoa], obtidos por meio de consulta aos mapas oficiais disponibilizados pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, dentre os quais quatro categorias de títulos e dignidades se destacaram: 77 são formados com títulos relativos à hierarquia militar (Rua General Mariano Xavier); 18 recuperam títulos relacionados à hierarquia eclesiástica (Rua Pastor Virgílio Faria), 153 são nomes de profissões (Rua Jornalista Tim Lopes) e 03 são formados com nomes de cargos políticos”.
O resultado da pesquisa sugere que prevalecem os axiotopônimos da região da Lagoa. Estes são de natureza “antropo-cultural” formados pelos títulos de militares que participaram do desenvolvimento de Campo Grande. Já os da região do Prosa e Bandeira estão ligados as homenagens aos profissionais de diferentes áreas históricas de Campo Grande.
Os vídeos dos participantes ficarão disponíveis para a avaliação durante a semana. . O evento também acontece ao vivo em alguns momentos.
Para mais informações, acesse a página https://integra.ufms.br/.
Texto e foto: Barbara Livoratti

Placas em um encontro de ruas no centro de Campo Grande (MS)

