A importância da cobertura vegetal para a atividade microbiana do solo

Postado por: Ana Klara Tortoza Deleprani

A rotação de culturas comerciais com coberturas vegetais visando à conservação do solo é uma prática comum na agricultura, porém algumas coberturas promovem maior qualidade biológica que outras ao longo dos anos agrícolas.

Esse é o tema abordado pelo projeto de Iniciação Científica do aluno Jorge Xavier da Silva, acadêmico do curso de Agronomia, apresentado com título “Coberturas vegetais promovendo qualidade microbiológica de um solo após segunda safra comercial”.

Sob a orientação da professora Meire Aparecida Silvestrini Cordeiro, o projeto foi realizado entre a safra de 2018/2019, onde a área experimental foi dividida em 5 tipos diferentes de cobertura de vegetais. Na primeira safra foi cultivada a cultura de soja e na segunda safra a cultura de milho.

Foram avaliadas análises de carbono da biomassa microbiana, da respiração basal do solo e do quociente metabólico.

“Concluiu-se que houve efeito residual de U. decumbens como cobertura vegetal depois de duas safras de culturas comerciais, contribuindo para a biomassa e atividade microbiana no solo, constituindo qualidade ao mesmo”, concluiu o pesquisador.

Clique aqui para saber mais sobre o projeto

 

Texto e imagem: Lucas Ribeiro – Estagiário da Agecom no CPCS

 

Apresentação sobre a importância da cobertura vegetal por Jorge Xavier da Silva

Compartilhe: