A importância da educação menstrual nas escolas

Postado por: GEANE BESERRA PEREIRA

Projeto que leva a informação às escolas que sofrem da pobreza menstrual

Com a dificuldade da acessibilidade dos itens básicos usados no período menstrual, o projeto “Educação Menstrual nas escolas uma ação conjunta entre a liga acadêmica multidisciplinar em saúde do adolescente e o coletivo elas podem”  esteve na feira do Integra no dia 26, quarta-feira, exibindo os problemas enfrentados por pessoas com útero em situações precárias. O projeto apresentado pela aluna Lívia Rodrigues Pereira, de 20 anos, acadêmica de farmácia ajuda com doações de kits menstruais nas escolas. 

“Elas podem” é um grupo feminista do Mato Grosso do Sul que juntamente com a Liga Acadêmica Multidisciplinar em Saúde do Adolescente vão às escolas municipais localizadas em bairros periféricos em prol de esclarecer o tema para os estudantes e conscientizá-los em relação a educação menstrual.

Elas iniciam o projeto lidando diretamente com os professores que têm contato com os alunos diariamente, tendo como finalidade capacitar educadores do ensino municipal para atender questionamentos e ajudar os seus estudantes sobre ciclos menstruais. 

“No curso online se fala sobre ciclo menstrual e também explica sobre hormônios, tipos de absorvente, formas de coleta e descarte” diz Lívia.

Levantar esse tema relevante ao ambiente escolar de periferia ajuda quem não tem acesso à informação ou condição de comprar o absorvente facilitando para que elas tenham um período menstrual digno. 

Texto e foto: Anna Luiza Oliveira – Repórter Júnior

Compartilhe: