A importância da inclusão digital no acesso à justiça
Por meio da Empresa Júnior Aditum e sob a orientação do professor Marcelo Pereira Longo, a pesquisa “A importância da inclusão digital na promoção do acesso à justiça em tempos de pandemia” foi realizada pelas estudantes Beatriz de Almeida Arruda, Jullya Victória Ymafuko e Raylla Nascimento, do curso de Direito do Campus de Três Lagoas.
A pesquisa teve como objetivo analisar o uso de tecnólogas digitais para promover o acesso à justiça durante o período de isolamento causado pela Covid-19 e por meio de uma metodologia bibliográfica e documental, foram estudadas as formas de atuação do meio jurídico, como salas de audiência, escritórios de advocacia e tribunais.
Os resultados obtidos versaram sobre a já existente inclusão do meio digital no cenário jurídico, que teve de ser intensificada e reinventada na pandemia. Exemplo disso são as possibilidades de submissão de divórcios on-line. “Tornou-se indispensável no mundo jurídico a ampliação das funções e serviços oferecidos on-line para suprir a necessidade da população, a fim de tornar o acesso à justiça mais palpável”, afirma Beatriz.
As pesquisadoras ressaltam que tais adaptações só foram possíveis graças a popularização da internet na sociedade brasileira, presente em 80% dos municípios brasileiros.
Acesse a pesquisa completa aqui.
Texto: Evelyn da Costa Souza (estagiária da Agecom no CPTL)


