Acadêmica abordará conflito socioambiental em Três Lagoas no Integra 2019
A cidade de Três Lagoas é chamada por muitos de “capital da celulose”, por existir duas industrias responsáveis pela maior escala de produção da celulose em nível nacional. Contudo, as consequências dessa peculiaridade do município, sejam elas positivas ou negativas, atingem a população, os assentados ao redor da cidade e todo o ecossistema da região.
Devido á polemica e gravidade do assunto tratado, a acadêmica do curso de Direito do campus de Três Lagoas, Jéssica Camila, orientada pelo professor Dr.Cláudio Ribeiro, iniciou a pesquisa intitulada “Estudo sobre uma situação específica de conflitualidade socioambiental num assentamento da reforma agrária na região do bolsão sul-mato grossense: cativeiros de papel versus dignidade humana de assentados”, iniciada no primeiro semestre de 2018, vinculada ao PIVIC.
A acadêmica ressalta que o objetivo de sua pesquisa, é analisar a relação existente entre os assentados e as industrias papeleiras, pois essas ultimas, são agraciadas com investimentos públicos e privados, participação ativa no contexto socioeconômico do município e beneficiada por meio de isenções fiscais. Por outro lado, protocolos que deveriam ser seguidos, como o Código Florestal, a manutenção das áreas do cerrado e a proteção da rica biodiversidade existente não foram executados. Assim, de maneira controlada e limitada, a comunidade dos assentamentos três-lagoense lutam pela terra contra aqueles que possuem o domínio da região, explica Jéssica.
Os assentados, são atingidos diretamente pois “As empresas de Três Lagoas, não deixam que construam e tenham a sua rentabilidade”, diz a acadêmica. Segundo a pesquisadora, as indústrias controlam a produção dos assentados após terem acesso à terra, impedindo-os de exercerem o livre arbítrio que lhes é de direito. Futuramente estavam agendadas visitas, para entrevistar a comunidade, analisar as condições reais deles e os impactos causados pela presença dominante das agroindústrias. Contudo, estão até o momento, canceladas.
Então, será apresentado no Integra deste ano, as conclusões obtidas até o momento da pesquisa, por meio de banner explicativo e da apresentação oral da acadêmica, que busca dar visibilidade e ressaltar a gravidade do tema pesquisado. Demonstrando, que a universidade em Três Lagoas, se volta para os problemas locais, de maneira interessada e disposta a evidenciar utilizando como instrumento, a pesquisa científica, necessidades sociais e ambientais do espaço ao seu redor.

Jéssica Camila, acadêmica do curso de Direito do Campus de Três Lagoas.
Texto: Gabriele Cássia (Monitora Integra UFMS) e Evelyn da Costa Souza (Estagiária do CPTL).

