Acadêmico abordará importância da história na formação de professores no Integra 2019
Diversas pesquisas na área de “Educação Matemática”, têm apontado que a História da Matemática (HM), pode ser uma abordagem interessante para o ensino na educação básica. Pesquisadores dessa área vem apontando a necessidade de inclusão, nos cursos de Licenciatura em Matemática, tópicos relativos a HM. Diante desse contexto, esse estudo, ainda em andamento, busca responder o seguinte questionamento: “Que aspectos da história da matemática e que articulações entre a história e o ensino da Educação Básica são contempladas nos cursos de Licenciatura em Matemática oferecidas por universidades federais do Centro-oeste brasileiro?”.
O acadêmico Paulo Felipe do campus de Paranaíba, voluntário da pesquisa e responsável por apresentar este trabalho no Integra, explica que a mesma, ocorre em âmbito nacional, onde cada região tem um grupo de estudos voltado para sua área de abrangência. Segundo ele, a tese dessa investigação, é de que a maioria das universidades não tem essa disciplina ofertada, sendo assim o objetivo, caso isso seja confirmado, escrever uma carta direcionada ao MEC, pedindo a reformulação dos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Matemática. O discente diz, que a ideia é que os alunos saiam da graduação, compreendendo a história da ciência que utiliza e ensina para os outros, para que eles saibam lidar com dúvidas que possam surgir, por parte dos estudantes na sala de aula.
Paulo ressalta ainda, que as contribuições dessa pesquisa não serão observadas de imediato, pois mudar a grade curricular de um curso em nível nacional, é um objetivo a longo prazo. Mas para o acadêmico, se isso ocorrer, será um ganho muito grande para o curso, pois todos os alunos poderão ter a oportunidade de conhecer, a própria ciência que irão repassar para outras pessoas, fortalecendo ainda mais o seu interesse pela área, desenvolvendo assim, um olhar crítico desses futuros professores, que passarão a enxergar a importância da história da matemática para o ensino.
Texto: Gabriele Cássia (Monitora Integra UFMS) e Brunna Oliveira (Estágiaria AGECOM/CPAR).

