Agência Espacial Brasileira se prepara para lançamento de foguete em 2020
A Agência Espacial Brasileira (AEB) está durante essa semana na 71° Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O trabalho deles é coordenar todas as atividades espaciais do Brasil. A agência conta com três escritórios regionais, em Natal (RN), São José dos Campos (SP) e Alcântara (MA), com sede em Brasília (DF). A AEB está se preparando para inaugurar o veículo lançador de microssatélites (VLM) em 2020, para o teste de satélite em órbita.
A organização tem um importante papel na sociedade, com parcerias de outros órgãos ao verificar os principais anseios da população, como por exemplo, o monitoramento ambiental. A tecnologista da AEB ressalta que a agência realiza lançamentos de foguetes suborbitais, isto é, um lançamento que cruza a atmosfera ou superfície do corpo gravitacional do qual foi lançado, de modo que não efetue uma revolução orbital completa.
A participação da agência na SBPC conta com um planetário em seu estande, jogo da memória, quebra-cabeça e simulador de carros na lua.
Texto: Cecília Gonçalves e Victor Hugo (Repórteres Juniores)
Foto: Cecília Gonçalves (Repórter Junior)