Alunos de escola fundamental desenvolvem aplicativo que ajuda estudantes deficientes auditivos nos estudos

Postado por: Ariadna Braz

Iniciativa LEM apresenta ferramenta de acessibilidade inédita na FETEC-MS

Durante essa semana (21 a 26 de outubro) a FETEC-MS está sendo palco de pesquisas científicas de alunos de escolas públicas e privadas na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Dentre os trabalhos expostos, está o projeto LEM, criado pelos estudantes Lucas Chaia, Eduardo Corrêa e Marcelo Ricardo. Os pequenos cientistas desenvolveram um aplicativo que tem como objetivo auxiliar crianças surdas em seu desenvolvimento escolar.

Os jovens idealizaram este projeto por conta do irmão mais novo de Eduardo, que é deficiente auditivo e utiliza aparelho auditivo. Por essa causa, o irmão mais velho, Eduardo buscou uma maneira de ajuda-lo em relação a seu aprendizado. Então, ele e seus amigos criaram um aplicativo que funciona de forma básica e intuitiva por meio de sons, imagens e letras. O aplicativo emite um toque e o usuário deve clicar na tecla correspondente ao som emitido, ao final será mostrado o número de acertos e erros.

Marcelo comentou que o aplicativo ainda está na etapa inicial de desenvolvimento, mas que o objetivo é introduzi-lo primeiramente em sessões de terapia auditiva. “Caso esse projeto apresente bons índices de ajuda, futuramente podemos implementar em escolas para que ofereçam suporte a pessoas com essa deficiência”, finaliza o estudante.

Repórter Júnior: Ana Costa