Análise da estudante de direito Clarice Lispector

Postado por: Ana Klara Tortoza Deleprani

Com objetivo de traçar um perfil da intelectual Clarice Lispector, voltado para o Direito, a estudante de Letras Bárbara Simabuco teve como base o livro “A maçã no escuro” (1961), no qual diversas questões do Direito são tratadas como a punição e a legitimidade.

Ela apresenta suas análises no Integra no trabalho “A estudante de Direito Clarice Lispector: diferença e Direito Penal brasileiro”, orientada pelo professor Edgar Cézar Nolasco dos Santos (Faalc).

Clarice Lispector ingressou na Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil, atual UFRJ e durante a graduação escreveu um texto extremamente importante para a pesquisa, intitulado “Observações sobre o direito de punir”.

“Queremos repensar o trabalho da intelectual Clarice Lispector e o Direito brasileiro. Ao contrário do que afirma a crítica tradicional, a produção dela não é predominantemente apolítica. Alguns críticos afirmavam que apenas “A hora da Estrela” possuía caráter político e não é isso o que acontece”, analisa Bárbara.

No estudo, a acadêmica quis verificar a questão política em “A maçã no escuro”, livro que trata de temáticas relevantes ao Direito. “A autora imprime sua marca como intelectual frente ao seu tempo, tratando de questões decididas pelo sistema jurídico. Ela pontua que não necessariamente a pena cumpre o seu propósito, que é ressocializar o preso, por exemplo”, diz.

Saiba mais aqui.

 

Texto: Paula Pimenta

 

Compartilhe: