Aprendendo com as árvores: uma abordagem interdisciplinar da arborização urbana

Postado por: GEANE BESERRA PEREIRA

Projeto científico elaborado por alunas têm o objetivo de plantar árvores na escola e a cidade

As estudantes do ensino médio do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS), Beatriz Pawlowski, Heloisa Sutile e Isabela Lopes fazem parte do curso técnico de informática e de eletrotécnica. Estão participando da Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul  (Fetec) 2022, apresentando o projeto pela segunda vez em um evento científico.

O projeto tem como objetivo implementar árvores no campus do IFMS do município de Campo Grande. Para isso, as estudantes têm realizado pesquisas teóricas e de campo, fazendo um levantamento prévio das espécies que já existem no campus, bem como as condições do solo, pois segundo a estudante Beatriz, o edifício foi construído em cima de um antigo aterro sanitário.

Além do levantamento de dados, as alunas também pretendem proporcionar maiores informações a respeito da comunidade arborícola existente no local. Dessa forma, já estão produzindo exsicatas, que são amostras de plantas prensadas, secas, datadas e com as informações científicas e os nomes populares, para deixarem em exposição para quem quiser saber mais a respeito.

As estudantes relataram que receberam apoio dos professores do instituto e ressaltaram a importância da orientadora Andrerika Silva, professora de geografia do IFMS. Quanto às dificuldades encontradas, Isabela aponta que no início não tinham muita experiência com manuseio das exsicatas, porém receberam uma visita técnica de um botânico da UFMS que foi fundamental para o desenrolar do trabalho.

Além do apoio dos docentes, elas mencionaram a colaboração dos funcionários terceirizados, pois é necessário manter o material no sol para secar. “Eles guardavam as placas quando estava chovendo”, disse Isabela.

Para a Fetec, as alunas idealizaram e elaboraram um brinde para os visitantes, que são sementes de plantas frutíferas como maracujá, manjericão e mamão dentro de cápsulas biodegradáveis. 

Texto e foto: Bruna Barba Algarve – Repórter Júnior

Compartilhe: