Aprender com criatividade e tecnologia

Postado por: Gabriele Silva

Nesta sexta-feira (26) durante a 71° Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que acontece na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Thiago Mendonça de Alencar, Kayky José, Vinícius Wagner, Bruno Albuquerque e Arthur de Oliveira, expositores da Feira de Tecnologias, Engenharia e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETEC-MS), apresentaram um estudo sobre anatomia humana, através da robótica e análise comparativa entre as figuras ditatoriais de Tom Servoleo Riddle e Adolf Hitler.

“Nós percebemos que um dos problemas é que os alunos não prestavam atenção nas aulas. Então por que não criar um projeto para ajudar esses alunos? Assim nós criamos o Crânio Thiago”, disse Thiago Mendonça de Alencar, um dos expositores. O robô é formado por uma placa Arduino, responsável pela movimentação da caveira por meio do sensor de movimento. Dentro das salas de aula, eles perceberam que o rendimento dos alunos melhorou por se tratar de algo novo e atraente.

A criatividade dos alunos pode tornar as aulas mais interessantes. Arthur de Oliveira e Bruno Albuquerque fizeram comparações entre o vilão de Harry Potter e Adolf Hitler, e chegaram à conclusão que ambos tiveram uma infância perturbada com sentimento de superioridade. Observando a atitude proativa desses alunos, de tornar as aulas mais atrativas, percebe-se a importância da criatividade para melhorar a experiência dos estudantes em sala.

Texto e Foto: Jackeline Ribeiro e Carollyne Diniz (Repórteres Juniores)