As dificuldades de um jovem pra entrar no mercado de trabalho: explorando a juventude

Postado por: Mylena Rocha

Na manhã desta quinta-feira(23), a Universidade Federal Mato Grosso do Sul (UFMS) recebeu uma palestra sobre “As dificuldades de um jovem pra entrar no mercado de trabalho”, que
explicou de forma interessante e descontraída porque pensou falar sobre isso e os impactos que ele causa.

Após a apresentação e explicação,a palestrante conversou com a equipe do projeto Repórter Júnior. Ela falou que escolheu falar sobre isso porque ela também é jovem e entende como é difícil terminar os estudos e logo ter que entrar em faculdade e procurar emprego. EEu escolhi falar sobre isso, porque entendo a sensação de nervosismo quando terminamos os estudos e ai é faculdade e emprego e nem sempre é fácil ter um emprego porque sermos jovens e ainda não termos tanta experiência”.

Ao longo da entrevista, ela explicou porque é difícil para os jovens entrar no mercado de trabalho. “No mercado de trabalho principalmente devido à falta de experiência profissional, à competição acirrada por poucas vagas de entrada e à baixa qualificação técnica ou desigualdade no acesso à educação de qualidade”.

Ela também explicou os impactos que isso trás na vida dos jovens, como tentativa de ingressar no mercado de trabalho na juventude, muitas vezes cheia de desafios, gera uma série de impactos negativos, tanto para o indivíduo quanto para a sociedade. Os impactos são as dificuldades, como a falta de experiência, a alta concorrência e a exigência de qualificação, podem levar a consequências emocionais, econômicas e sociais.

A palestra logo chegou ao fim, com pessoas interessadas na fala e isso mostra como os jovens devem ter paciência e tentar aprender o máximo que poder pra conseguir ter uma carreira e ingressar no mercado de trabalho.

Texto: Jullia Clara Quintino Lopes (Repórter Júnior)

Compartilhe:
Veja também