Atuação de profissionais da atenção primária durante a pandemia da Covid-19
A pandemia do novo coronavírus afetou a saúde mental de todas as pessoas, incluindo daqueles que atuam na assistência aos pacientes infectados
Segundo Fernando Ribeiro dos Santos, apresentador desse projeto na semana do Integra UFMS 2022, o surgimento do desconhecido e a incerteza proporcionam aos profissionais da saúde, o sentimento de medo e insegurança frente a uma nova doença, como é o caso do novo coronavírus humano, a qual foi disseminada em todo o mundo de forma recorrente.
Fernando disse que esses aspectos tendem a promover mudanças mentais e psicológicas nas pessoas da área da saúde, podendo ocasionar sintomas depressivos, ansiedade e estresse. Em especial nos profissionais da saúde.
Ele diz que o objetivo é identificar os fatores relacionados ao estresse do profissional em contato com a Pandemia do novo coronavírus, bem como as principais medidas de enfrentamento ao vírus.
Fernando disse também que os principais fatores que desencadeiam alterações nos profissionais da saúde, é de carga de trabalho excessiva; fadiga em longo prazo; ameaças de infecção; frustração com a morte de pacientes; ansiedade; medo de se infectar e contaminar seus comunicantes; carência de atenção por parte das mantenedoras de saúde; distanciamento dos familiares, e outros.
Texto e foto: Lucas Silva de Moura – Repórter Júnior

