Calda de polpa da Guavira é desenvolvida como opção nutritiva

Postado por: Alíria Aristides

O cerrado brasileiro é um bioma muito rico e exótico que, apesar de pouco explorado, possui frutos com propriedades funcionais excelentes. Um exemplo é a guavira (Campomanesia adamantium), que tem características sensoriais interessantes além de destacar-se pela riqueza em fibras, selênio, vitamina C e compostos fenólicos.

Nessa linha, a acadêmica de Nutrição (UFMS) Fernanda Menezes Hoff, desenvolveu o projeto “Características físicas e desenvolvimento de calda da polpa de guavira”, a fim de desenvolver um produto que possa incentivar o comércio local, bem como ter as características adequadas para consumo.

“O objetivo do meu trabalho foi caracterizar os aspectos físicos da polpa da guavira e, então, desenvolver uma calda com potencial para ser acrescentada em outros produtos, como sorvetes e iogurtes, agregando maior valor nutricional para esses alimentos”.

A estudante, orientada pela professora Fabiane La Flor Ziegler Sanches (FACFAN), conta que as guaviras foram adquiridas no comércio local, e que depois houve a retirada da polpa e das sementes dos frutos, para posteriormente ser calculado o rendimento do produto. O passo seguinte foi analisar em laboratório o pH e sólidos solúveis.

Fernanda obteve resultados satisfatórios. “Essa calda pode ser ótima para acrescentar valor nutricional a outros alimentos, e favorecer o desenvolvimento da nossa região, trazendo novo sabores para o mercado alimentício”, concluiu.

Texto: Lucas Caxito – Estagiário da Agecom

Guavira dá frutos em projeto de acadêmicos da UFMS

Compartilhe: