Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde no manejo clínico da amamentação
Projeto tem como iniciativa mostrar a importância da amamentação e seus benefícios por meio de método envolvendo trabalhadores da saúde
Durante o terceiro dia do evento científico Integra na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Brenda Vital de Oliveira, acadêmica do curso de enfermagem apresentou um projeto que aludia por entre iniciativas de capacitação de agentes de saúde, leva ambos a praticarem visitas domiciliares e hospitalares e assim promover a mulheres o incentivo do aleitamento materno.
O projeto criado pela Liga Acadêmica Multiprofissional de Aleitamento Materno (LAMAM), tem o intuito de estabelecer a prática da amamentação em Unidades Básicas de Saúde. Por meio de capacitações aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), temas como e por que amamentar, aprender a pega correta na hora da amamentação e o incentivo da doação de leite materno são um dos principais tópicos ensinados.
Brenda de Oliveira relatou que está preparando os ACS para dar assistência às mulheres, não somente traz benefícios para o bebê como também para as próprias mães na prevenção contra o câncer e que além de conceder anticorpos ao bebe cria um vínculo entre mãe e filho.
De acordo com a apresentadora do trabalho, os resultados estabelecidos no projeto foram positivamente atrativos, fez com que os Agentes Comunitários de Saúde tirassem dúvidas e relatassem quais dificuldades as mães enfrentam.
Texto e foto: Camily Benitez – Repórter Júnior

