Cinema como forma de aprendizado
Projeto explica como uso de obras cinematográficas auxilia na formação de debates estudantis
O projeto intitulado “PetMovies: o cinema como ferramenta de debate e reflexão” da estudante de Psicologia na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Thayna Bruna Ortiz Zorio, orientada pelo professor Luís Fernando Galvão, diverte os espectadores de sua pesquisa ao trazer o protagonismo estudantil em primeiro plano de forma descontraída. Divulgando debates e opiniões como forma de entretenimento.
Thayna Bruna contou com a exibição de filmes e documentários para a abertura de discussões a respeito de variados temas, com enfoque em alunos do ensino médio de escolas públicas, sempre visando o combate à desinformação e à alienação. O estudo também exerceu atividades de forma remota no ano de 2021 por conta da pandemia de COVID-19, por meio de transmissões via plataforma Youtube, a acadêmica continuou engajada na propagação de conhecimento. Porém, suas ações já retornaram de forma presencial no ano de 2022.
A universitária declarou interesse no trabalho pré-estabelecido por conta do ato de informar e conciliar ao máximo o ensino público de forma dinâmica presente nas ações do Grupo PET. “O cinema não é só sobre diversão, ele traz muito aprendizado. Tivemos que aprender a ter autonomia neste projeto, por sermos alunos de faculdade, aprendemos junto com os estudantes colegiais”, Relata Thayna.
Portanto, a autora não acreditava na repercussão que seu trabalho iria causar. Com três edições feitas de modo virtual, as gravações contaram com até 4000 visualizações. A mesma diz que o procedimento auxilia no engajamento de estudantes na universidade, ampliando seu interesse. Agora, com a meta de aumentar ainda mais sua mecânica disciplinadora, Zorio apresenta animação e magnitude frente a continuidade de seu estudo.
Texto e foto: Nathália Angelo Paschoarello – Repórter Júnior

