Cinema como reflexão social é tema de pesquisa apresentada no Integra 2024

Projeto de extensão do Câmpus de Aquidauana da UFMS relaciona pedagogia, sociologia e cinema

Acontece na Cidade Universitária, em Campo Grande, MS, a edição de 2024 do Integra UFMS, maior evento científico de Mato Grosso do Sul. Desde segunda-feira (21), diversas pesquisas dos alunos dos campus da universidade espalhados pelo estado são expostas. O evento dura até esta sexta, 25 de outubro.

A estudante de pedagogia Camila Ferreira do câmpus da UFMS de Aquidauana, levou o projeto de extensão “Criança/s e infância/s no cinema: possibilidades de des/ver conceitos” como tema para sua pesquisa apresentada nesta quarta (23) no Integra UFMS.

A iniciativa utiliza filmes como base para palestras que unem o cinema com temáticas da Sociologia e Pedagogia. Um exemplo, citado pela pesquisadora, é o filme Barbie (2023) que utiliza a boneca para a discussão da pressão estética em meninas e mulheres.

O projeto teve início em 2014, de modo presencial, onde eram exibidos os filmes completos. Desde 2020, o projeto acontece de maneira virtual, com exibição de trechos e trailers. A divulgação das palestras acontece através do grupo de Whatsapp do projeto. O link pode ser solicitado pelo e-mail camila_f@ufms.br e qualquer pessoa pode participar.

Repórter Júnior: João Vitor Queiróz