Comunidade ribeirinha do Passo do Lontra recebe assistência odontológica
Apesar das grandes conquistas associadas à saúde bucal nas últimas décadas, muitas pessoas, em especial as em vulnerabilidade social, ainda têm a qualidade de vida afetada por problemas bucais como a cárie e a doença periodontal. Por esse motivo, o projeto de extensão ‘’Sorriso Pantaneiro: assistência odontológica à comunidade ribeirinha do Passo do Lontra’’ visa a promover atendimento às pessoas da região. Com orientação do professor Luiz Massaharu Yassumoto, a estudante Allyne Thomas Figueiredo atua como bolsista e apresenta o trabalho no Integra UFMS 2020.
As ações acontecem na Base de Estudos do Pantanal da Universidade (BEP/UFMS), onde existem salas para consultas e exames e também dois consultórios odontológicos. Segundo a estudante, o objetivo principal é a integração com a comunidade ribeirinha. “Em parceria com outros cursos como Medicina, Enfermagem, Farmácia, Bioquímica e Nutrição, é fornecido atendimento interdisciplinar e interprofissional a esses pacientes, com o objetivo de promover e restaurar a saúde dessa população”, pontua Allyne.
A iniciativa colabora com a qualidade de vida de muitos pacientes desde 1989 e com a atualização do modelo de projeto em 2005 o alcance foi ampliado. Além disso, os atendimentos proporcionam aos estudantes uma formação completa no quesito planejamento e aplicação dos conhecimentos adquiridos para execução de procedimentos clínicos, uma exigência do mercado de trabalho, e auxilia na perspectiva social e humana da profissão em um cenário diferente do existente nas clínicas da Faculdade de Odontologia (Faodo). “O projeto não resulta apenas das práticas odontológicas, mas sim de construções sociais, por isso cada situação é única e não passível de replicação mecânica”, afirma a estudante.
Saiba mais aqui.
Texto e imagem: Lucas Caxito – Estagiário da Agecom


