Contato entre acadêmicos e jovens de Paranaíba será tema este ano

Postado por: Gabriele Silva

O projeto “Você na Universidade de Mato Grosso do Sul: Orientação Profissional na Visitação ao Campus de Paranaíba” conta com a participação de acadêmicos de todos os cursos. O objetivo é propiciar aos jovens da comunidade, que frequentam o 3º ano das escolas públicas da cidade, o contato com acadêmicos que vieram de contextos sociais e culturais semelhantes, além de orientá-los nesse momento onde a pressão social se intensifica, gerando conflitos e angústias para esses adolescentes.

Este ano o projeto será apresentado pelos acadêmicos Jhonatan Saldanha e Aline Assis, do curso de Psicologia. Eles apresentarão os resultados deste trabalho que é realizado desde de 2016 e tem realizado a aproximação desses jovens ao Campus e aumentado o interesse de ingressar na UFMS e em outras universidades. Para Jhonatan, o projeto informa sobre as possibilidades concretas que os estudantes têm para continuar os estudos, além de despertar neles a consciência crítica sobre o seu futuro. “A identificação entre os jovens da comunidade e os alunos que participam do projeto é muito grande, pois todos vieram de escolas públicas e se encaixam na mesma classe. Isso faz com que os estudantes compreendam que a universidade pública é um lugar possível de se frequentar”, explica. 

A acadêmica Aline é um exemplo do quanto esse projeto tem alcançado resultados positivos. A aluna participou do projeto quando ainda estava no ensino médio, e foi através dele que se interessou pela Universidade, escolhendo o curso de Psicologia. Hoje a discente atua no projeto e diz que as informações que teve acesso através do “Você na Universidade” foram fundamentais para que conseguisse a sua vaga. “O contato com os estudantes do ensino superior na época me estimulou para entrar em uma universidade, assim como de outros colegas que também ingressaram em outros cursos da UFMS, aqui no CPAR”, contou. 

Alunos durante visita ao Campus de Paranaíba.

 

Texto: Gabriele Cássia (Monitora Integra UFMS) e Brunna Oliveira (Estágiaria AGECOM/CPAR).