Doenças neurológicas podem causar grandes prejuízos
As doenças neurológicas em bovinos podem ser causadas por bactérias, neoplasias, vírus, entre outros agentes. Essas doenças são fatais e em sua maioria causam a morte do animal, o que resulta em muitas perdas, principalmente na área econômica. Os principais sintomas clínicos das doenças neurológicas são a fraqueza dos ossos, cegueira e perda da coordenação motora.
Segundo o trabalho “Caracterização epidemiológica, clínica e patológica e determinação do impacto econômico das doenças neurológicas em bovinos de Mato Grosso do Sul”, do acadêmico Juan Arredondo, a raiva foi a doença mais comum em Mato Grosso do Sul entre 2000 e 2018.
Se o proprietário do rebanho não vacinasse os seus animais, as chances de mortes seriam muito maiores. Segundo um estudo realizado pelo estudante, em uma fazenda com 100 animais não vacinados, a probabilidade de perda do rebanho é de 40%. Já se ocorrer a vacinação, o índice cai para 5%. “É importante que o proprietário saiba o que e quais são as doenças neurológicas para que possa ter um maior controle e evitar perda de animais”, concluiu Juan Arredondo.
O trabalho é fruto do Programa de Iniciação Científica e foi desenvolvido na Famez sob a orientação do professor Ricardo Lemos.
A apresentação completa do trabalho pode ser conferida aqui
Esse projeto faz parte de vários outros da área de Ciências Sociais Aplicadas apresentados no Integra UFMS 2020 – Live, evento que segue com programação até sexta-feira, dia 9. Para mais informações, acesse integra.ufms.br.
Texto e imagem: Alex Nantes – Estagiário da Agecom.



