Educação ambiental é tema de pesquisa de alunos do ensino fundamental em Campo Grande

Postado por: Ariadna Braz

Alunos fizeram o cultivo de plantas que atraem abelhas para colonização de um criadouro na escola

Estudantes de 9 anos apresentam descoberta científica na FETEC-MS

Inicia hoje (21) a FETEC-MS 2024 (Feira de Ciências e Tecnologias de Mato Grosso do Sul) na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no Ginásio de Esportes Eric Tinoco Marques, conhecido como Moreninho. A feira tem o objetivo de compartilhar conhecimento científico a todos os professores e alunos que passam pelo evento e os alunos Kaio Roberto, Maite de Abreu e Yasmim Gabrielly, de apenas 9 anos de idade, representam a Escola Municipal Antônio José Paniago na apresentação de descobertas de pesquisa sobre uma nova abordagem sustentável.

Em uma breve introdução os alunos explicaram que o projeto “Abelhas-sem-ferrão e cultivo de plantas melíferas” é uma alternativa fácil e sustentável de atrair abelhas, já que essas desempenham um papel crucial na preservação da biodiversidade. O projeto, inicialmente, buscava fazer uma espécie de ninho-isca para a nidificação (construção de ninho) dessa espécie de abelha, gerando assim, sua colonização em áreas urbanas. Com o andamento da pesquisa, a maior intenção desse projeto tornou-se analisar o experimento dos ninhos-iscas como método de abrigar abelhas-sem-ferrão em áreas predominantes por calçadas e medir sua eficácia.

Os ninhos foram feitos pelos alunos com materiais recicláveis, que consistem em: garrafa pet, fita adesiva, sacola plástica, jornal e um pequeno pedaço de mangueira, que foram instalados em 4 pontos distintos da rede municipal Antônio José Paniago em aproximadamente um metro e meio do chão. Também foi realizado o plantio de espécies de plantas melíferas, como margaridas e amendoim rasteiro, espécies que biologicamente atraem abelhas com mais facilidade.

Com o andamento da pesquisa, o método de ninho-isca acabou não sendo eficaz, principalmente por conta da grande onda de calor que o estado de Mato Grosso do Sul foi afetado pelas queimadas do Pantanal deste ano. No gráfico situado no banner foram apresentadas as conclusões do projeto e constatou-se que a metodologia de pesquisa também deve ser aprimorada. Com essa pesquisa, foi possível ensinar aos alunos sobre a importância da educação ambiental, na qual está sendo implantada desde cedo na escola em que frequentam.

Repórter Júnior: Ana Esther Vieira Coelho Silva