Efeito do óleo essencial de Ylang-ylang em resposta inflamatória aguda
A inflamação é uma resposta de tecidos vivos vascularizados, diante de uma lesão tecidual ou infecção e envolve uma ação coordenada do sistema imunológico e uma série de fatores que levam ao surgimento de sinais como dor, calor, edema, rubor e perda de função.
O recrutamento e a migração de leucócitos para o foco da lesão são etapas cruciais na resposta inflamatória.
Óleos essenciais são misturas naturais complexas de metabólicos secundários voláteis e podem ser obtidos de diversas partes das plantas.
“O óleo essencial de Ylang-ylang é amplamente utilizado na indústria e é derivado da planta C. odorata, popularmente conhecida como Ylang-ylang, típica do sudeste asiático”, explica a acadêmica Evelyn Chaves da Silva que apresenta no Integra o trabalho “Avaliação do efeito do óleo essencial de Ylang-ylang sobre o recrutamento leucocitário na resposta inflamatória aguda em roedores”, orientada pelo professor Saulo Euclides Silva Filho (Faodo).
Os estudos acerca do óleo são escassos ainda e, por isso, ela propõe estudar a ação anti-inflamatória do composto.
“O objetivo do nosso trabalho foi avaliar a atividade anti-inflamatória do óleo essencial de Ylang-ylang sobre o recrutamento leucocitário em modelo experimental de peritonite induzida por zymosan em camundongos, bem como analisar o tipo celular predominante no processo”, expõe.
Saiba mais aqui.
Texto: Paula Pimenta

Apresentação sobre o óleo essencial ylang-ylang

