Ensino de Libras nas escolas indígenas de Mato Grosso do Sul
Crianças surdas têm o direito garantido por lei de estudar em uma escola comum e regular que dê garantias de meios e recursos que supram suas necessidades e impedimentos de aprendizagem. Porém, como isso se dá na educação escolar indígena?
“Infelizmente a questão indígena e a surdez ainda são assuntos atuais e precisam de maior dedicação e pesquisa”, afirma a estudante do curso de Letras, Maressa Mendes Martins, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) que realizou o projeto “Uma incursão pelo ensino de Libras nas escolas indígenas”.
De acordo com Maressa, apesar de a educação ser um direito social que “ainda requer progredir em políticas públicas que vão atender aos povos indígenas e suas demais necessidades”.
O trabalho irá elaborar um levantamento de dados sobre o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas escolas indígenas e em escolas com grande presença de alunos indígenas, porém no momento, por conta da pandemia, o foco se deteve a leituras de bibliografias sobre o tema.
Assista aqui a apresentação do trabalho.
Texto: Leticia Bueno



