Entendendo os métodos de estudo dos estudantes da rede pública Estadual

Estudante da escola Aracy Eudociak associa neurociência ao processo de estudo em pesquisa apresentada na FETEC-MS 2024

Durante a manhã desta segunda-feira (21), ocorreu a primeira sessão da FETEC- MS (Feira de Engenharias, Tecnologias e Ciências de Mato Grosso do Sul, na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Dentre os projetos apresentados, o trabalho, criado pelo estudante João Teixeira, de apenas 17 anos, discute a os impactos da neurociência do aprendizado, relacionado aos métodos de estudos dos alunos da rede estadual de Campo Grande.

O projeto utilizou de uma metodologia prática, que teve o objetivo de incentivar a participação dos alunos do segundo ano do ensino médio, da escola Aracy Eudociak de Campo Grande, onde o jovem cientista João estuda. Os métodos mais utilizados pelos alunos foram analisados em cinco tipos. A ‘’explicação’’ obteve maior índice de efeitos positivos, com cerca de 59% de aprendizado, e consiste em explicar a um colega sobre a matéria, o ‘’fichamento’’, por sua vez, é baseado na escrita do conteúdo estudado.  O ‘’vídeo’’ se relaciona ao uso das videoaulas e os ‘’mapa mentais’’ são, de forma simples, resumos do conteúdo. Por fim, o método ‘’Pomodoro’’ propõe um estudo que seja cronometrado, estudando por determinado tempo, realizando uma pausa e retornando ao tempo de estudo.

O jovem afirmou em uma entrevista que o método poderia ser implementado, inicialmente, somente a partir do segundo ano do ensino médio, pois o trabalho está em fase inicial de desenvolvimento, e que precisaria de pelo menos mais um ano para conseguir progresso significativo de evolução desse projeto nas escolas.

Repórter Júnior: Ana Costa