Entre histórias de bichos: uma experiência de leitura com alunos da educação básica

Postado por: Ana Klara Tortoza Deleprani

Apresentado pelos estudantes de Letras (Faacl) Maria Gabrielly Vilaça Rodrigues, Gabriela Amorim Mendonça e Daniel Pereira Matias, o trabalho “Entre histórias de bichos: uma experiência de leitura com alunos da educação básica”, orientado pela professora Alcione Maria dos Santos foi realizado pelo Grupo Boca’berta, uma ação extensionista desenvolvida desde 2017.

“O grupo abrange diversos estudantes de Letras que se interessam pelo maravilhoso mundo da Literatura, além de promover a presença docente dos ainda graduandos em Licenciatura”, apresentam.

O objetivo do grupo é fomentar a leitura literária junto aos estudantes da educação básica, majoritariamente em escolas de rede pública de ensino, contribuindo, assim, para a formação de leitores competentes.

“Essa apresentação trata sobre uma atividade da ação extensionista Grupo Boca’berta – oficina de leitura Literária. Objetiva, além da promoção e divulgação da Literatura aos estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, um suplemento disciplinar aos graduandos, isso é, participação em projetos de extensão, carga horária complementar e experiência em sala de aula”, expõem.

A oficina “Entre histórias de bichos” discorre sobre os contos Biruta, de Lygia Fagundes Telles e Corisco, de Luiz Vilela.

“A oficina com foco no conto Biruta é realizada remotamente em uma escola estadual em Campo Grande, nas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental 2, com apresentação em vídeo do grupo, da ação e das estratégias de leitura. Acompanha ainda a leitura dirigida do conto Corisco, para contextualização da temática e exemplificação do uso das estratégias. Em seguida é feita com os alunos da escola, uma prática guiada. No momento da avaliação em grupo, os estudantes deixam seus comentários no chat sobre a experiência da leitura”, explicam os acadêmicos.

Todo material é disponibilizado na Plataforma Google Classroom e impresso para que todos os estudantes tenham acesso.

Saiba mais aqui.

 

Texto: Paula Pimenta

 

Compartilhe: