Estudantes pesquisam efeitos do distanciamento social na comunidade acadêmica
O projeto “Efeitos do distanciamento social decorrentes da pandemia de Covid-19 na saúde mental de estudantes, técnicos e docentes de uma universidade pública federal: estudo de corte e ações de extensão” é desenvolvido pelos estudantes Maurício Bispo da Silva e Letícia Mont’ Serrat da Cruz, sob a orientação do professor Cremildo João Baptista M’batha.
O objetivo é ampliar a compreensão dos impactos psicossociais da pandemia da Covid-19 na saúde mental da comunidade acadêmica e, ainda, construir ações integradas e coordenadas de extensão que visem à promoção da saúde mental e prevenção de sintomas psicológicos.
Segundo Maurício, trata-se de um estudo de corte prospectivo para acompanhamento da saúde mental dos estudantes e servidores ativos dos 10 câmpus da Universidade, realizado por meio da aplicação de um questionário, disponibilizado nos sistemas eletrônicos da Universidade e também encaminhado pela equipe do projeto.
A pesquisa encontra-se na segunda fase de coleta de dados. Na primeira, 2.469 pessoas preencheram o questionário. A amostra final foi de 2.166 após exclusão de repetições e de preenchimento com dados faltantes. No projeto de extensão foram criadas também mídias sociais, com postagens sobre o tema, e foram realizados dois encontros virtuais.
Confira a apresentação aqui.
Texto e imagem: Matheus Marcio de Oliveira – Estagiário da Agecom no CPCX


