Formação e contribuição da Liga Acadêmica Multidisciplinar de Diagnóstico Oral

Postado por: Alíria Aristides

Com a proposta de ampliar e aprofundar o conhecimento dos estudantes aos temas relacionados ao diagnóstico e tratamento oral, foi idealizada por professores e acadêmicos do curso de Odontologia da UFMS a Lamdo (Liga Acadêmica Multidisciplinar de Diagnóstico Oral).

“O diagnóstico e o plano de tratamento são etapas muito importantes em procedimento odontológico e também um dos que mais causam insegurança nos acadêmicos e cirurgiões dentistas recém-formados, visto a complexidade e exigência do assunto que envolve conhecimento de diversas áreas. Além do mais, estudos mostram que as ligas acadêmicas são grupos importantes para o desenvolvimento e crescimento do acadêmico, capaz de proporcionar aprendizado e experiências importantes para o fortalecimento profissional, envolvendo a tríade ensino, pesquisa e extensão”, explica a acadêmica Caroline Serra.

Estudante de Odontologia, ela apresenta no Integra o trabalho “Formação e contribuição da Liga Acadêmica Multidisciplinar de Diagnóstico Oral no aprendizado do acadêmico de Odontologia”, orientado pelo professor Yuri Nejaim.

A Lamdo é composta por várias disciplinas, como a Estomatologia, responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças que se manifestam na cavidade oral e doenças sistêmicas com manifestações bucais.

“Aqui realizamos a anamnese, um conjunto de perguntas que nos aproximam de nossos pacientes e trazem a queixa principal dele. Também realizamos exame clínico, em que investigamos na cavidade oral e no complexo maxilomandibular se há alteração passível de atenção. Também há a radiologia, responsável por apresentar imagens que não conseguimos visualizar no exame clínico e a Patologia, que realiza os exames histopatológicos, para visualizar se há alterações celulares ou teciduais. Por fim, a Cirurgia, uma das áreas voltadas ao tratamento”, expõe.

Dessa maneira, com os docentes dessas disciplinas disponíveis na Liga, será possível realizar atividades como discussões de casos clínicos de diversas complexidades, estímulo da escrita de artigos acadêmicos e participações em jornadas, congressos e simpósios, e elaborar informativos divulgados em redes sociais. Futuramente, a Liga estará aberta para a participação de profissionais.

“No âmbito do ensino, esperamos que os alunos saiam mais confiantes, devido ao treinamento com diagnóstico e tratamento oral”, completa Caroline.

Saiba mais aqui.

Texto: Paula Pimenta

Compartilhe: