Grupo de Pesquisa avalia principais espécies de peixes do Brasil
Acadêmicos de Zootecnia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), realizam pesquisa cujo objetivo é avaliar a curva de crescimento das principais espécies de peixes redondos do Brasil. Dentre as espécies estão o tambaqui, e as espécies híbridas tambacu (tambaqui x pacu) e tambatinga (tambaqui x pirapitinga).
Sob a orientação do profº Doutor Ruy Alberto Caetano Corrêa Filho, a pesquisa ainda segue em andamento. Foram realizadas três fases para avaliar a curva de crescimento das espécies puras como o tambaqui e pacu e as espécies híbridas como o tambacu e tambatinga. “O que se tem aqui não deveria acontecer, de acordo com a literatura, em que o híbrido não representa um melhor desempenho que uma espécie pura”, explica o estudante Felix Antônio Oliveira de Souza na apresentação do Integra UFMS 2020.
De acordo com a pesquisa, o Brasil teve uma produção de mais de 700 mil peixes no ano de 2019, e as espécies hibridas vem ganhando destaque devido à ausência de espécies nativas melhoradas geneticamente.
Saiba mais aqui
Texto: Raissa Cruz (Estagiária de Jornalismo)

Acadêmico Felix Antônio Oliveira de Souza na apresentação do Integra UFMS 2020

