História “mememorável”
Os memes são muito comuns na era digital como fontes audiovisuais para se compartilhar uma ideia. Ferramentas ‘viralizadas’, que ao se indicar seu impacto, é inevitável a representatividade e comicidade entre os usuários na internet. Por isso, sua aplicação no ensino é a proposta do projeto “Memes em sala de aula”, como uma nova metodologia para aproximação de realidades que correlacionam o saber histórico e cultura juvenil.
Sobre seu impacto no mundo contemporâneo, o projeto apresentado no Integra 2021 visou sua pesquisa em relação a matéria de História e foi idealizado por estudantes do grupo de Residência pedagógica do curso de história da UFMS, no Campus de Três Lagoas. Bárbara Carvalho Nogueira, Andresa Fernanda da Silva e Ana Julia Dantas Correia analisam uma nova maneira de se trabalhar o ensino da História ao encontro com a cultura jovem.
O projeto foi orientado pela Professora Dra. Mariana Esteves de Oliveira e visou estimular o engajamento e a interação dos alunos na formação educacional, a partir dos “memes” com uma linguagem simples e divertida. A pesquisa foi realizada entre as escolas estaduais Afonso Pena e Bom Jesus em Três Lagoas de forma remota, e contou com a participação de Leandro Marim, curador e fundador da página “História no Paint”, que soma quase 300 mil seguidores nas redes.
Assim, o uso dos “memes” como instrumento pedagógico viabiliza uma alternativa de método de ensino na fusão das áreas culturais, científicas e tecnológicas. A participação dos estudantes exigiu conhecimentos prévios para interpretação, além de sua introdução aos assuntos de História ampliar sua participação. O trabalho envolveu múltiplas áreas do saber, adquirindo caráter transdisciplinar para a construção do “meme” como instrumento no ensino de História.
Texto: Mariana Azevedo – Repórter Júnior