Impacto do sono no aprendizado é uma das pesquisas finalistas da FETEC-MS

Começa hoje, 21 de outubro, a semana científica do Integra UFMS 2024, evento de Ciências, Tecnologia e Inovação, que se estende até 25 de outubro. O estudante Pedro Antônio Vilerá Feitosa é um dos pesquisadores que está apresentando no evento o trabalho: “Impacto do sono no aprendizado e a cognição das crianças e adolescentes” dentro da feira protagonizada por alunos do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e privadas, a FETEC-MS (Feira de Tecnologia, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul).

O distúrbio de sono está cada vez mais presente em adolescentes e crianças, graças ao aumento de telas que prejudica o sono e aprendizado dos estudantes. Como apresentado pelo estudante, esse cenário estimula comportamentos mais violentos, ansiosos e depressivos pela falta de sono nos jovens, o que não prejudica somente os estudos como também as atividades cognitivas, como a capacidade de decorar, memorizar, e o processamento de informações do cérebro.

De acordo com National Center for Biotechnology Information, o sono é uma área neurocientífica, ou seja, apresenta várias funções cerebrais. Uma parte dele é o chamado sono REM (rapid eyes moviment), um movimento rápido dos olhos, que dura cerca de 40 a 30 minutos e é responsável pela recuperação de energia do corpo. A pesquisa aborda um tema atual que vem impactando cada vez mais jovens.

Repórter Júnior: Maria Luiza Oliveira