‘’Juventude e consumo midiático- o TikTok como forma de disseminar conhecimento científico e informacional’’

Postado por: ARTHUR PENNA AYRES

 

Projeto criado pelas estudantes de jornalismo Isadora Colete, Mariana Pesquero, Pietra Dorneles, Brunna Brondani, Mariana Viana, Rebeca Ferro, Sarai Brauna juntamente com a professora e orientadora Laura Seligman, que tem como foco principal entender o comportamento social ante vídeos curtos. Elas utilizaram o TikTok como base para esta análise, como metodologia para a avaliação elas utilizaram a VDA (Vídeo Data Analysis) conforme Nassauer e Legewie (2021). 

   Na primeira etapa elas pegaram os 50 TikToks mais engajados e os 50 TikToks mais seguidos, sendo então no total 100 contas. As mesmas recolheram 10 vídeos de cada conta para categorizar e foi notório que os vídeos que se sobressaíram são de humor e danças. Os vídeos de humor são os mais procurados por conta de serem ‘’uma fuga da realidade’’, enquanto a dança se dá pela sexualização feminina.

    Na segunda etapa elas buscaram promover o conhecimento cientifico de maneira criativa e funcional, criando por exemplos vídeos curtos testando ‘’life hacks’’ virais, como o vídeo de limpeza de um tênis branco com pasta de dente e bicarbonato de sódio, em seguida elas convidam um especialista para explicar as reações e o porque de acontecer determinada coisa.

‘’O projeto surgiu no início do primeiro semestre de 2023, então é um projeto recente. O intuito do projeto é saber como a juventude consome esse tipo de material, o que essa mídia social oferece para a juventude e o que eles mais procuram, que é o que a gente estava comentando sobre os mais seguidos, os mais engajados, o que a juventude mais consome. Esse é o intuito do meu projeto.’’ 

Repórter Júnior: Ana Costa

Compartilhe: