Método de aprendizado significativo da matemática em Paranaíba será tema este ano

Postado por: Gabriele Silva

Essa atividade foi realizada, para que os alunos do ensino básico, tivessem motivação de participar das aulas de matemática, pois, os acadêmicos perceberam que esses estudantes tinham grande dificuldade em aprender a matéria. O trabalho que será apresentado, busca descrever os resultados obtidos pelos acadêmicos que participam do PIBID, do curso de Matemática – CPAR/UFMS.

Elegeu-se o tópico “Círculo Trigonométrico”, e decidiu-se colocar os alunos diante de um objeto moldável, que possibilita o conhecimento aprofundado, a criatividade e também facilita a compreensão. Os acadêmicos tinham como objetivo propor novas formas de se trabalhar a matemática, colocando o aluno para pensar, investigar, questionar e proporcionar a ele o aprendizado significativo e não apenas memorização temporária de um conteúdo. 

A acadêmica Bionda, será a responsável por apresentar este trabalho ao público do Integra, a mesma diz, que a principal contribuição dessa atividade é mostrar novas metodologias de ensino tanto para os futuros professores, quanto para aqueles que já estão atuando na área.  A discente relata ainda, que essa disciplina é vista como algo muito difícil pelos alunos do ensino básico, e a partir da interação proporcionada por essas novas metodologias, os estudantes passam a interagir mais durante as aulas e mudam a sua visão em relação a essa matéria. Bionda também participou do PIBID, como aluna das escolas atendidas pelo programa na cidade de Paranaíba, e segundo ela, isso contribuiu para que ela escolhesse cursar Licenciatura em Matemática e intensificou o seu desejo, ainda no ensino médio, de realizar esse tipo de atividade com seus futuros alunos. 

Texto: Gabriele Cássia (Monitora Integra UFMS) e Brunna Oliveira (Estágiaria AGECOM/CPAR).