Mídias digitais como ferramenta para desenvolver projetos de extensão no Campus de Coxim
Desenvolvidos pela acadêmica do curso de Enfermagem do Campus Coxim, Naíra Suele da Conceição Santos, com colaboração das professoras Ana Patrícia A. Torquato Lopes, Verusca Soares Souza e sob orientação da professora Soraia Geraldo Rozza Lopes o resumo de experiência “utilização das mídias digitais no projeto de extensão Convideufms: relato de experiência” é mais um dos vários trabalhos que está sendo apresentado no Integra 2020.
O resumo tem como objetivo relatar a experiência da utilização das mídias digitais no projeto de extensão sobre os Efeitos do distanciamento social decorrentes da pandemia de COVID-19 na saúde mental de estudantes, técnicos e docentes de uma Universidade Pública Federal. A implementação da extensão se iniciou com a criação da logomarca que representasse o projeto, seguida da abertura de espaços nas mídias sociais Facebook e Instagram, para compartilhar conteúdos digitais.
Além das mídias sociais, durante as reuniões do grupo, “elaboramos um cronograma de encontros virtuais no formato de roda de conversa para discutir e compartilhar experiências sobre as temáticas: medo, ansiedade, uso de álcool e drogas, e atividades cotidianas. Para realizar esses encontros virtuais foram utilizadas 3 diferentes plataformas: Google, WhatsApp e Google Meet. A execução foi possível pela presença de um mediador que conduziu as falas por meio de palavras norteados e pela participação constante das pessoas ali presente”, explica Naíra.
A pandemia do novo coronavírus modificou o cenário de ensino, pesquisa e extensão. “A realização deste projeto de extensão neste momento se deu por meio da utilização dos recursos digitais como forma de se fazer presente na comunidade acadêmica”, relata Naíra Suele da Conceição Santos.
Confira o trabalho completo aqui.
Esse projeto faz parte de vários outros da área de Ciências Sociais Aplicadas apresentados no Integra UFMS 2020 – Live, evento que segue com programação até sexta-feira, dia 9. Para mais informações, acesse integra.ufms.br.
Texto: Matheus Marcio de Oliveira (estagiário da Agecom no CPCX).

