Modo de vida de pescadores de iscas vivas é investigado em estudo

Postado por: Alíria Aristides

O projeto de pesquisa ‘Pescadores de iscas vivas: novos arranjos sociais e do trabalho no pantanal de Mato Grosso do Sul’ apresentado no Integra UFMS, e realizado pelo acadêmico de Ciências sociais Danilo Cezar Santos, objetiva analisar as transformações na criação de iscas vivas, na comunidade Passo da Lontra, no munícipio de Corumbá, no Pantanal Sul-Matogrossense.

A pretensão do trabalho, de acordo com o estudante é “investigar o modo como o fluxo do turismo na região, associado a uma legislação cada vez mais restritiva em relação a pesca profissional e esportiva nos rios pantaneiros tem interferido na organização do trabalho e no cotidiano dos pescadores de iscas que residem nesta região”, declara.

O trabalho tem enfoque antropológico, e para a colher os dados o estudante foi a comunidade, em 2019, e em formato de conversas com os trabalhadores, e residentes buscou-se levantar como é o cotidiano local. Por conta da pandemia do coronavírus, foram utilizados outros meios para a continuidade da pesquisa, sem a interação pessoal com os moradores da localidade.

Texto: João Barbosa Marques – Estagiário de Jornalismo

Compartilhe: